segunda-feira, 2 de junho de 2008

SE AS PESSOAS FOSSEM PERFEITAS,

SE AS PESSOAS FOSSEM PERFEITAS, SERÁ QUE HAVIA PECADORES ?


Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste. (Mateus 5:48)


Uma vez por outra, encontro versículo da Bíblia que me perturbam.
Um desses versículo é: “Portanto, sede perfeito como é perfeito o vosso Pai celeste”. É como se Jesus estivesse a estabelecer um padrão elevado para os seus seguidores que caso não seja cumprido, pode fazê-lo sentirem-se pecadores e inadequados. Ao longo dos séculos, muitas pessoas confundiram perfeccionismo moral com justiça espiritual, definindo a espiritualidade pelo número de coisas das quais se abstêm, como fumar, beber, e dizer palavrões. Contudo, às vezes as mesmas pessoas que se debatem por serem perfeitas são as que mais pecam..
A expressão grega traduzida nesta passagem como “perfeito” pode igualmente significar “maduro”. Quando tomei conhecimento disso, senti-me bastante melhor. Embora saiba que nunca virei a ser perfeito, acredito, que posso continuar a crescer. Maturidade significa reconhecer que continuaremos a pecar. O facto de se fingir ser imaculado constitui um sinal de imaturidade. Jesus não definiu a maturidade espiritual como ausência de imperfeições, mas antes como a presença de força.
A sabedoria de Jesus consiste no facto de não podermos conquistar amor; apenas podemos recebê-lo. Tentar ser perfeito em termos morais ou comportamentais não nos torna mais merecedores do amor de Deus. O amor incondicional tem a ver com aquilo que somos, e não com o que fazemos. É isso que as pessoas com auto-estima saudável sentem em relação a si próprias. Da minha percepção dos ensinamentos de Jesus, não nos sentimos mais amados por sermos perfeitos – desejamos tornar-nos mais maduros por nos sentimos amados.



Oremos para que a cada dia possamos ser maduros no conhecimento do nosso Senhor Jesus Cristo.


(Extraído do livro: O Maior Psicólogo de todos os tempos )
Dr. Mark W. Baker

Sem comentários: