sexta-feira, 1 de julho de 2011

comentando o Dízimo

COMENTANDO O DÍZIMO

Hoje é dia da nossa entrega, o dia de trazermos à Casa do Senhor os Dízimos e as ofertas como primícias das nossas vidas. Deus quer a plena realizações de todos. Ele nos criou como seres sociais, não só capazes, mas necessitados de viver em família, em comunidade, com todas as pessoas. Ninguém pode viver sozinho. Por isso, o sentido do dízimo é riquísimo, pois é um dos meios pelos qual cada cristão, vivendo como membro da família de Deus, demonstra sua co-responsabilidade pela vida e manutançãon da Igreja. O dízimo não é esmola, uma colecta e nem um meio de “pagar” a salvação. A comunidade não precisa de esmolas, mas de membros responsáveis, irmãos e irmãs da mesma familia que a ajudem a manter-se.

Dízimos significa 10%, a décima, parte, a porção que o cristão consciente entrega à comunidade a que pertence, como acto de fé e obediência a Deus, reconhecido como Senhor e Criador de todas as coisas. Dízimo e dinheiro não são a mesma coisa. Para dar dinheiro basta tê-lo. Para dar dízimo é preciso ser conscientizado, estar inserido numa comunidade cristã, ter participação comunitária, ser salvo. Dinheiro eu entrego na Igreja, dízimo me leva à Igreja é “expressão forte” da comunidade. É dízimo quando é 10% de tudo que eu recebo. Se é para dar 10%, não posso dar 9%. Se ajo de outra forma, não é dízimo, é esmola. Deus não é mendigo. Sejamos pos obreiros aprovados por Deus, no cumprimento de nosso dever de ser dízimista.

“Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção sem medida ”. (Malaquias 3:10).

“Porque quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos dar voluntariamente estas coisas? Porque tudo vem de ti, e das tuas mãos to damos ”1Crónicas 29:14)

“Bem sei, meu Deus, que tu provas os corações e que da sinseridade te agradas; eu também, na sinceridade de meu coração, dei voluntariamente todas estas coisas; acobo de ver com alegria que o teu povo, que se acha aqui, te faz ofertas voluntariamente ” (1Crônicas 29:17).

Sem comentários: