sexta-feira, 1 de julho de 2011

Quem é Jesus

QUEM É JESUS

Filipenses 2:5-12

Centenas de anos antes do nascimento de Jesus, foram registadas nas Escrituras as palavras dos profetas de Israel que anunciaram sua vinda. O Antigo Testamento, foi escrito por muitas pessoas durante um período de 1.500 anos, contendo mais de 300 profecias descrevendo a Sua chegada. Todos estes detalhes tornaram-se realidade, incluindo seu nascimento miraculoso, sua vida sem pecado, seus muitos milagres, sua morte e sua ressurreição.

A vida que Jesus viveu, os milagres que Ele fez, as palavras que Ele falou, Sua morte na cruz, Sua ressurreição e Sua ascensão aos céus todos estes factos demonstram que Ele não foi um simples homem, porem mais do que homem. Ele mesmo afirmou: "Eu e o Pai somos Um" (João 10:30),"Quem me vê, vê ao Pai" (João 14:9), e "Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai, a não ser por mim." (João 14:6).

É preciso estabelecer biblicamente QUEM É JESUS, pois só assim O confessaremos de modo correcto e vivemos segundo a sua verdade e viveremos segundo a Sua verdade.

1) JESUS É Deus (v.5-6) – Neste texto há uma referência tanto ao estado de Jesus antes da encarnação como também enquanto encarnado. Ele era Deus e não deixou de se Deus, mas, enquanto entre nós, não considerou o Seu direito como Deus. Paulo expressa que Ele tinha o direito, mas “não considerou o ser igual a Deus”. O apóstolo Paulo registar que a igreja primitiva cria que Jesus era Deus (Hb. 13:18), mas o próprio Cristo não usou desta prerrogativa. Ele poderia ter usado Seu poder divino no momento quando foi traído, mas preferiu ser obediente.

2 ) Jesus identificou-se connosco (v. 7) – A palavra para esvaziar, em grego, é Kénosis. Isto não significa que Jesus deixou de ser Deus, significa que Ele abriu mão de Seus privilégios, de Suas prerrogativas divinas, mas não de Sua divindade propriamente dita. A natureza é inerente a pessoa, e ela pode ser colocada de lado. Jesus assumiu a natureza humana. Ele era Deus homem, porque tinha duas naturezas: a divina e a humana. Ele não deixou de ser Deus quando se tornou homem. O facto de Jesus ter tomado “a forma de servo” e se tornado “semelhante aos homens”, fez com que Ele sentisse e passasse por tudo o que passamos. Isto mostra que a vida humana é importante para Deus, incluindo o corpo, que era visto, na época, por muitos, principalmente os gregos, como sendo mau e sujeito á destruição. Jesus Cristo se identificou principalmente com a nossa humanidade.

3) Jesus é o Salvador (v. 8) – Essa é uma das expressões mais usadas pelos cristãos, porque Jesus tomou o nosso lugar na cruz. Pela sua obediência até a morte na cruz, Deus nos outorgou vida. A cruz é o centro da pregação cristã, pois sem ela, não haveria a plena salvação do homem

4) Jesus é o Senhor (v. 9-11) – Estes versículos de Filipenses é a teologia da glória, enquanto os versículos 6 a 8 representam a teologia da cruz, do sofrimento. O caminho da glorificação passou pelo Gólgota. Jesus pagou o preço. Ele não sofreu somente para ser glorificado, mas para resgatar o homem. A glorificação foi acto de Deus. Jesus não foi humilde porque almejava a glória, mas Nele se cumpre o Seu próprio ensino: “Qualquer pois, que a si mesmo se exalta, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado” (Mt. 23:12). Cristo recebeu um nome que é sobre todo nome, ou seja, Ele se torna Senhor. E todas as esferas são atingidas pelo Seu senhorio: Céus, terra e debaixo da terra. Ao seu nome os joelhos devem se dobrar. Mas, o nome de Jesus não é mágico, como se simplesmente ao usá-lo, algo deva obrigatoriamente acontecer. A oração em nome de Jesus tem sido explorada por muitos hoje em dia, porque atribuem poder mágico ao seu nome. O seu nome não pode ser usado para qualquer motivo, muito menos os egoístas. A convicção é a de que “todo joelho” se dobre e “toda língua”, confesse, reconhecendo que Ele é o Senhor. Isto não é algo que acontece em sua plenitude no presente século, mas o será de forma plena quando o Reino de Deus for consumado entre nós.

Chave: Jesus é o mesmo ontem, hoje e sempre

Orar: Para que possamos nos tornar semelhantes a Jesus

Sem comentários: