quinta-feira, 27 de março de 2008

Aprender a Esperar Actos 1:1-4

1:4 – E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas esperassem a promessa do Pai, a qual disse ele, de mim ouviste.
O período entre a Ressurreição e o derreamento do Espírito Santo no Pentecostes é marcado pela espera.
Os discípulos tiveram de aprender a esperar. Viviam numa época impetuosa. Jesus repetidamente lhes disse que seu reino não era do tipo que os homens anseiam estabelecer. Queriam, persistentemente, provas e acções de poder do seu reino. “Meu reino não é deste mundo”, acautelava Jesus, e os discípulos tiveram de aprender a lição mas difícil no seguir ao senhor: Tiveram de esperar por seu horário. O próprio Jesus havia demonstrado o poder de esperar. Nas vigílias da madrugada, antes de curar e pregar, ele esperava a direcção e a bênção de Deus. Ai, nessas longas e silentes horas, ele aprendia com Isaías e com salmista: “Os que esperam no senhor renovam as suas forças, sobem como asas como águias , correm e não se cansam, caminham e não se fatigam” (Isaías 40:31). “Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo senhor” (salmo 27:14).
Jesus sabia que, como o filho de Deus, ele não podia realizar os propósitos do Senhor fora do seu horário e do seu poder. Agora ele havia levantado um grupo que haveria de ser colunas da igreja. Eles só poderiam ficar satisfeito com a pessoa que haviam aprendido a esperar….Nele. Não ousavam correr na frente dele. Não ousavam ir em direcções para as quais não tinham recebido orientação. Não ousavam procurar realizar sua missão sozinhos. Tinha de aprender a permitir que ele realizasse a sua missão por seu intermédio.

Sem comentários: